25 de out. de 2011

Senac Caxias integra programa nacional de qualificação profissional de jovens

Estudantes do ensino médio de Caxias do Sul têm até quinta-feira, 27, para buscar uma vaga gratuita em cursos de qualificação profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RS) – Unidade Caxias do Sul.
As bolsas integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, cujo objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.
Os interessados devem preencher ficha de inscrição na escola estadual onde estão matriculados. São 280 vagas no total para o município. São oferecidos diversos cursos nas áreas de Informática, Beleza, Gastronomia, Gestão e Comércio.
As unidades locais do Senai também contam com vagas para profissionalização na área da indústria. O Pronatec visa a ampliação de vagas e expansão das redes estaduais de educação profissional.  A ação integra o Programa Brasil Profissionalizado, parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que tem a adesão das 27 unidades da federação.
Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A reprodução é permitida, desde que citada a fonte.
Jornalista responsável: Anahi Fros

5 de out. de 2011

Curso Aprendizagem em Informática abre as portas do mercado para estudantes


Focados na demanda da área de Tecnologia da Informação (TI) por profissionais para atuar no setor e, em contrapartida, abrir as portas do mercado de trabalho para os jovens, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) – Unidade Caxias do Sul, o Trino Polo e o Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs) estão com vagas abertas para o curso Aprendizagem em Informática. As inscrições são gratuitas e encerram nesta sexta-feira, 7. As vagas são para estudantes com idade entre 14 e 23 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio.
É necessário possuir carteira de trabalho. Os candidatos devem apresentar carta de encaminhamento de empresa do setor de comércio nas áreas de bens, serviços ou turismo.
Ao final do curso, que inicia no dia 24 de outubro e encerra em setembro de 2012, os alunos estarão aptos a atuarem profissionalmente nos segmentos em que realizaram o curso.
“Temos diversos parceiros, mas estamos sempre abertos a receber novas organizações que tenham interesse em serem nossas parceiras nesse projeto e oportunizar vagas para que esses jovens possam continuar aprendendo dentro no cotidiano de trabalho”, comenta o diretor do Senac Caxias do Sul, Alex Poletto.
Os documentos necessários para a inscrição são RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e carta de encaminhamento. Caso o candidato seja menor de idade, levar os mesmos documentos de um responsável. As aulas iniciam no dia 24 de outubro.
As inscrições ocorrem na Avenida Júlio de Castilhos, 3638, bairro Cinquentenário. Outras informações pelo telefone (54) 3225.1666.
O Trino Polo reúne empresas do setor de informática, órgãos do governo, entidades de ensino superior e de classe em Caxias do Sul. Atualmente, conta com 66 empresas associadas.

Serviço

O que: Curso Aprendizagem em Informática

Inscrições: até 7 de outubro
Onde: Senac Caxias do Sul - Avenida Júlio de Castilhos, 3638, bairro Cinquentenário
Início das aulas: 24 de outubro
Informações: fone (54) 3225.1666

A reprodução é permitida, desde que citada a fonte.
Jornalista responsável: Anahi Fros