8 de dez. de 2011

Senac Caxias inicia treinamento da Guarda Municipal com instrutores do BOPE e SWAT

Foto: Andréia Copini/Divulgação/Prefeitura

Cerca de 150 policiais da Guarda Municipal de Caxias do Sul participam nesta quarta, quinta e sexta-feira (7, 8 e 9) de oficinas com instrutores do Cati Sul, que treinam membros da SWAT – unidade de polícia especializada nos departamentos das grandes cidades norte-americanas - e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro.
A atividade integra o primeiro curso de extensão superior do Senac Caxias do Sul. A programação foi criada pelo Senac especialmente para atender a demanda da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), conforme matriz curricular das Guardas Municipais indicadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
As aulas, que se estendem até maio de 2012, são realizadas no Senac de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e da tarde, com carga horária de 160h/aula, sendo 70% teóricas e 30% operacionais. O efetivo foi dividido em cinco turmas, com a média de 30 alunos cada. Entre os temas tratados em sala de aula estão Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Sociologia da Violência. Técnicas Operacionais da Guarda Comunitária, Violência na Escola e de Gênero, Homofobia, entre outros. Entre os docentes estão doutores, mestres e especialistas.
De acordo com o Diretor-Geral da SMSPPS, José Francisco Barden da Rosa, além da dedicação diferenciada, trabalhar na área da segurança pública requer preparo técnico-profissional de gestores e executores diretos e reciclagem permanente. “Esta capacitação envolve todo o efetivo da Guarda Municipal″, informa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário